Agência FAPESP – A Inter-American Network of Academies of Science (IANAS), entidade que congrega 96 academias de ciência das américas do Norte, Central e do Sul, concedeu diploma de mérito ao ecólogo brasileiro José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA).
O reconhecimento foi devido à atuação de Tundisi à frente do Programa de Águas (“Water Programme”) da IANAS, entidade que tem como objetivo promover o desenvolvimento de capacidades para a gestão de recursos hídricos, além de pesquisas que podem resultar em novas estratégias para o setor e ações de educação da sociedade sobre o uso das fontes de água existentes.
“O programa colocou em discussão em todas as academias de ciência das Américas a questão dos recursos hídricos, auxiliando a montar uma rede de interações entre instituições de pesquisa e de gestão desses recursos que, por meio de uma série de atividades e publicações, levou a importantes análises das deficiências e das perspectivas da área nos países. Além disso, a formação de comitês locais para tratar da questão ajudou a consolidar as estruturas de algumas dessas academias, como as da Nicarágua, do Uruguai e da Bolívia”, disse Tundisi, que coordenou o Programa de Águas da IANAS de 2010 a 2015.
Tundisi conduz o projeto “Pesquisas ecológicas de longa duração nas bacias hidrográficas dos rios Itaqueri e Lobo e Represa da UHE Carlos Botelho, Itirapina, SP, Brasil (PELD)”, realizado com apoio da FAPESP.
Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que representa o Brasil na IANAS, e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, o pesquisador é livre-docente em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ciências pela instituição, onde também cursou bacharelado em História Natural. Seu mestrado em Oceanografia foi realizado na University of Southampton, no Reino Unido.
Tundisi presidiu o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 1995 a 1998 e foi membro do Comitê Científico do International Lake Environment Committe (1986-1994), entre outras atuações em entidades nacionais e internacionais.
Mais informações sobre o Programa de Águas da IANAS e a atuação de Tundisi na instituição podem ser acessadas em: http://www.ianas.org/index.php/programs/water.
Fonte: Agencia Fapesp
A RFaria Ambiental e o Instituto Internacional de Ecologia, atuam em parceria desde o ano de 2011, promovendo uma constante troca de serviços ambientais prestados por ambas as empresas. Esta parceria nasceu a partir de um grande Projeto em comum: UHE BELO MONTE, no estado do Pará. A partir daí, a parceria continua a crescer expressivamente, trazendo para o cliente, sempre o que há de mais avançado em termos de consultoria ambiental, adequando sempre os serviços e produtos às necessidade reais do Cliente. De um lado, a RFaria Ambiental promove de forma integrada, uma Gestão comercial e técnica dos Projetos em andamento, fazendo a interface direta com o cliente e acompanhamento diários às suas necedssidades. Do outro lado desta parceria, o Instituto Internacional de Ecologia, ofertando sua experiência acumulada por mais de 15 anos na execução de projetos ambientais, com laboratórios e equipes técnicas qualificadas e preparadas para atender a todas as demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente com as normativas ambientais. Através dessa parceria, conseguimos alcançar um sucesso ainda maior em nossos produtos e serviços, sendo o nosso cliente o maior beneficiado.
Rfaria e IIE, uma parceria de sucesso!
A mais antiga publicação brasileira na área de Biologia (desde 1941), ininterruptamente, o Brazilian Jornal of Biology (BJB) é editado desde 1999 pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), com índice de impacto de 0,688, A2 da CAPES em Ciências Ambientais. O BJB é atualmente indexado em todos os mais importantes índices de indexação de revistas científicas. Abaixo pode-se visualizar a capa de uma das publicações.
A EPTV e a AIIEGA iniciaram em 2012 uma parceria para divulgação da Ciência e Educação Ambiental para professores, alunos de primeiro e segundo graus e o público em geral. Esta parceria consiste no uso de um caminhão-escola "A Escola da Água sobre Rodas" para divulgar a biodiversidade aquática, bacias hidrográficas, poluição das águas, impactos dos usos do solo e práticas para preservar os recursos hídricos, bacias hidrográficas e a vegetação.
Além disso, divulgam-se os impactos dos usos do solo e do acúmulo de resíduos sólidos em áreas urbanas com efeitos diretos nos sistemas de drenagem e nos ciclos de contaminação.